assembléias
nos sinpros
acompanhe
a inflação acumulada
atualizações
este site é atualizado semanalmente

Nossas reivindicações

Aumento de salário, participação nos resultados e melhoria nas condições de trabalho.

As escolas não têm mais desculpas. Recente pesquisa divulgada pelo Dieese constatou que as mensalidades escolares subiram muito acima da inflação. Os reajustes chegaram a 55,71% contra 31% do Índice de Custo de Vida. Para 2008, o sindicato patronal avisa que os reajustes podem chegar a 11%!!

Por outro lado, o trabalho dos professores de educação básica tem passado por grandes mudanças. O uso da informática, a reestruturação pedagógica e a competição entre as escolas agregaram novas responsabilidades, sem a contrapartida nas condições de trabalho docente.

Até agora, a categoria arcou sozinha com os custos dessas transformações: sobrecarga de trabalho e aumento no custo da atividade docente.

Atualmente, 90% dos professores de educação básica têm computador e o utilizam para trabalhar. Destes, 98% acessam a internet para preparar aulas. A rede ainda é usada para outras atividades pedagógicas, comunicação com alunos, transmissões eletrônicas de dados para a escola e fechamento de notas. É urgente disciplinar e remunerar essas novas atribuições.

Por isso, este ano, além de reajuste salarial digno e participação nos lucros, lutamos para que as escolas paguem pela intensificação do trabalho docente, além de custear os softwares mais usados pelo professor e facilidades como o acesso à internet via banda larga.

 
campanha unificada FEPESP e SINPROS home